Soundbar

Será que vale a pena investir nesse acessório?

As soundbars estão entre os produtos mais vendidos atualmente, junto com smartphones e caixas acústicas Bluetooth, conquistaram milhões de fãs pelo mundo afora. Um fenômeno que deve continuar. De fato, são aparelhos práticos e funcionais, que podem atender finalidade específicas dentro da casa, como o quarto do filho, som ambiente na área de lazer ou até para melhorar o som da TV na sala, quando não há problemas no espaço.

 

Só que nunca se deve esperar que este equipamento tivesse o mesmo envolvimento sonoro de um verdadeiro Home Theater, com 5 caixas acústicas bem posicionadas e receiver direcionando o som para cada um dos seus canais. Numa “barra de som”, os falantes são pequenos, e por isso, raramente conseguem reproduzir graves de alto impacto. Os modelos de soundbar mais avançados possuem uma tecnologia chamada de Virtual Surround, que simula o som surround. Mas, por ser um recurso apenas “virtual”, ele não consegue ser melhor do que o Home Theater, que espalha as caixas de som por todo o ambiente.

 

Uma característica técnica é que o número de alto-falantes depende do modelo, assim como a variedade de conectores traseiros para receber sinais de um player Blu-ray, um decoder de TV etc. As soundbars costumam ser vendidas em conjunto com um subwoofer ativo, que recebe os sinais de baixas frequências via RF (sem fio) e só precisa ser ligado a uma tomada de energia, a proposta é ter uma alternativa ao som.

 

Falando sobre design, é agregado estilo e bom gosto ao ambiente inserido, em um cenário minimalista ela tem vantagem sobre um Home convencional, além de ser uma barra e não ter vários componentes e fiação como é a montagem dos Homes, fazendo o ambiente ficar mais organizado.

 

Algumas soundbars se destacam pela conectividade. Além de poder instalar o acessório no televisor nas saídas de áudio da TV, algumas oferecem possibilidade de serem acionadas via controle remoto e pareadas via Bluetooth. Esse recurso pode ser interessante para quem quer ligar o celular à soundbar para compartilhar sons.

 

Fato é, que nos últimos anos os fabricantes vêm aperfeiçoando as soundbars, a ponto de alguns modelos entregarem boa potência com baixa distorção, tornando-se alternativas viáveis também na reprodução da música ambiente. Se você deseja um áudio melhor para sua TV, a soundbar se comporta muito bem sendo um dispositivo mais compacto e de instalação mais prática.

VER MAIS